BIOLOGIA

Conteúdos para alunos do Ensino Medio. Não se esqueça de deixar o seu recado!
"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer". (Albert Einstein)


Blog de notícias saúde, aulas, artigos, informações e muito mais...

Seguidores

sábado, 8 de agosto de 2009

Aula

Reprodução de Algas

1. Reprodução assexuada

1.1 – Divisão binária

Nas algas Unicelulares, a divisão binária é o mecanismo básico de reprodução.

Ex: diatomáceas, euglenófitas e outras.

1.2 – Fragmentação

Em muitas algas filamentosas, a reprodução ocorre por simples fragmentação do talo. Os fragmentos isolados crescem devido a multiplicação das células que os constituem, originando talos completos.

1.3 – Zoosporia

Algumas espécies de algas multicelulares produzem células flageladas, os zoósporos, que nadam até atingir locais favoráveis ao seu desenvolvimento, onde se fixam e originam novos talos.

Ex: alga verde do gênero Ulothrix

2. Reprodução Sexuada

2.1 – Fusão celular em algas Unicelulares

Nas Chlamydomonas, por exemplo, cada organismo adulto é haplóide. Dois indivíduos sexualmente maduros fundem–se e originam um zigoto diplóide. Logo após, ocorre uma meiose zigótica, originando 4 indivíduos haplóides. Cada um deles origina um novo organismo, que na maturidade poderá se reproduzir tanto assexuadamente quanto sexuadamente.

Ex: alga verde do gênero Chlamydomonas

2.2 – Conjugação de algas filamentosas

Algumas espécies de algas filamentosas apresentam células que se diferenciam em gametas masculinos, que atravessam pontes intercelulares, passam para células de outro filamento, diferenciadas em gametas femininos. Da fecundação surge o zigoto, que se liberta do filamento materno e se multiplica, originando um novo filamento.

Ex: alga verde do Gênero Spirogyra

2.3 – Alternância de gerações

A maioria das algas multicelulares apresentam alternância de gerações, ou seja, em seu ciclo de vida alternam–se gerações de indivíduos haplóides e diplóides.

Ex: Alga verde talosa do gênero Ulva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog